União Noelista Portuguesa

O Noelismo è um movimento da Igreja Católica que teve início em 1895, em França, com o apoio do Padre Claude Allez. Este movimento esteve desde sempre ligado ao nascimento de jesus, isto é, ao Mistério da Encarnação. Em Portugal existe desde 1925.

O lema do Noelismo é: por Cristo, cultura e serviço. Este lema deseja, assim, unificar na vida todas as dimensões humanas: ligação a Deus, aos outros e ao mundo.

O espírito noelista implica uma formação espiritual exigente, uma ação social ao srviço da comunidade, uma atenção especial às "mudanças e sinais dos tempos" e aos problemas dos homens, um espírito de faternidade permanente.

As noelistas procuram estar disponíveis para ajudar, sempre que a igreja precise de apoio conforme as necessidades e circunstâncias. O voluntariádo procura, também, ser uma constante em obras de caráter social e religioso. O apoio económico aos seminários, a oferta de alfaias litúrgicas e paramentos e a confeção de enxovais para bebés, entregues nos hospitais, fazem parte de uma ação programada ao longo do ano. As visitas de caráter cultural são, igualmente, uma preocupação do movimento.

Agenda: O núcleo noelista de Santarém (Núclio do   Santíssimo Milagre) reúne mensalmente para estudo da obra recomendada, debate de temas, análise de questões a par de atividades, que se vão programando ao longo do ano, e solicitações a que se procura dar resposta efetiva.