Encontros Matrimoniais

Encontro Matrimonial (Worldwide Marriage Encounter) é um Movimento mundial, ao serviço da Igreja Católica, destinado a casais, sacerdotes e religiosos(as), que tem como objectivo revitalizar o sacramento em que cada um está comprometido – Matrimónio e Ordem, e também Consagração.

O ponto de partida é um Fim-de-Semana (FDS), em que acontecem várias apresentações com objectivos muito precisos, a cargo de uma equipa constituída por três casais e um sacerdote. O FDS é estruturado em três grandes linhas de força: encontro comigo mesmo; encontro com o cônjuge/comunidade e aprofundamento da relação; sentido do nosso amor e da nossa vida.

Cada apresentação dá oportunidade ao participante de se olhar individualmente e como casal/sacerdote e de aprofundar a sua relação com o outro e com os outros na comunidade a que pertence. O Movimento manifesta a sua preocupação apostólica mediante a vivência de uma espiritualidade enraizada no sacramento a que cada um aderiu, dando relevo à sua vida de relação, sem deixar de realizar as actividades a que já se encontra ligado, mas dando-lhes uma dimensão específica a partir da espiritualidade proposta.

Após o FDS, todos os participantes são convidados a continuar a sua caminhada, integrando-se em pequenos grupos, nos quais têm possibilidade de aprofundar a espiritualidade do Movimento que se baseia na prática diária do diálogo, da ternura e da oração. Para além destes encontros habitualmente mensais, há ainda outros de formação, partilha e oração, que decorrem, de acordo com o calendário previsto, nas diferentes zonas e regiões.

A caminhada em comunidade permite ainda aprofundar a relação de casal e de consagrado, participando em FDS de presença, de formação, de aprofundamento, livres para viver entre outros.