Corpo Nacional de Escutas

Este Movimento da Igreja Católica, de elevada expressão mundial, fundado por Baden Powell, é uma associação de juventude, destinada à educação integral dos jovens. Os seus associados procuram viver com fidelidade os princípios e a lei do Escuta, onde encontramos «O Escuta orgulha-se da sua fé e por ela orienta toda a sua vida» e «O Escuta é útil e pratica diariamente uma boa acção». Embora presente no Distrito desde sempre, só a partir da criação da Diocese de Santarém, foi possível, em 1977, o nascimento da Região de Santarém.

No âmbito da sua missão de serviço, esta associação de utilidade pública presta, regularmente, vários serviços à comunidade em que está integrada. O Movimento escutista procura dar aos jovens (entre os 6 e os 26 anos) uma educação integral, contribuindo para o seu desenvolvimento, ajudando-os a realizar-se plenamente no que respeita às suas possibilidades físicas, intelectuais, sociais e espirituais, como cidadãos e cristãos participativos nas suas comunidades.