Centro de Preparação para o Matrimónio

Os Centros de Preparação para o Matrimónio são um Movimento de leigos que se insere na Pastoral Familiar da Igreja, trabalhando em consonância com o Bispo diocesano. Através de equipas de casais e de encontros temáticos, procura dinamizar a formação de noivos.

O CPM foi lançado em Portugal em 1960, estendendo-se, nos nossos dias, a quase todas as dioceses de Portugal. Após um período de inactividade, o CPM foi reactivado, em Santarém, em 1986, devido ao grande empenhamento do primeiro Bispo diocesano, D. António Francisco Marques.

Este movimento pretende ajudar os noivos que desejam casar-se na Igreja Católica, a tomar consciência da verdadeira dimensão do Matrimónio e provocar uma reflexão sobre a vida conjugal e a fé, ajudando os noivos a aprofundarem o amor humano e a despertarem para viver esse amor em Cristo.