Associação Social e Cultural do Graal

Graal é um movimento internacional de mulheres enraizadas na tradição cristã, motivadas pela procura espiritual e empenhadas na transformação do mundo numa comunidade global de justiça e paz, conforme o sentido simbólico da lenda que deu origem ao nome do movimento.

Fundado na Holanda em 1921 por um grupo de estudantes cristãs que acreditaram ser necessário tornar visível e operacional a intervenção das mulheres na sociedade e na Igreja, o Graal espalhou-se pelos cinco continentes e cresceu em diversidade e em experiência multicultural. Hoje o Graal está presente em 21 países, tem estatuto consultivo na ONU e está representado na UNICEF.

Desde o início o Graal tem procurado dar resposta a necessidades da sociedade, em projectos eacções concretas, bem como responder aos desafios a nível eclesial, nos diferentes lugares onde está enraizado.

O movimento do Graal chegou a Portugal em 1957. Constituiu-se como Associação de Carácter Social e Cultural em 1977, reconhecida como Pessoa Colectiva de Utilidade Pública em 1985.