Ação Católica Rural

A Acção Católica Rural Diocesana constituiu-se pouco depois da criação da Diocese, tendo-se implantado nas zonas de Rio Maior, Tomar e Torres Novas. Este Movimento tem promovido numerosas actividades, entre as quais destacamos a Semana de Férias e Formação, os retiros para casais e para jovens e os encontros de famílias.

Utilizando o método da Acção Católica «Ver, Julgar e Agir», procura analisar as realidades da vida, principalmente no meio rural, à luz do Evangelho e dos documentos da Igreja. É seu carisma despertar o sentido de presença e actuação no meio onde se vive. Este Movimento procura formar grupos locais para desenvolver a sua acção.

A partir da revisão e programação de vida em grupos locais, busca a melhoria das condições económicas, sociais, culturais e religiosas, interagindo com as famílias, escola, meios de comunicação social e comunidade social e cristã.