Mês Missionário Extraordinário - Celebração conclusiva

O mês de outubro, durante o qual se celebra o Dia Mundial das Missões, é dedicado à Missão.

O Papa Francisco quis que este mês de outubro fosse Mês Missionário Extraordinário em 2019, centenário da Carta Apostólica Maximum Illud de Bento XV (30 de novembro de 1919), com a qual este pretendeu dar novo impulso à responsabilidade missionária.
A 20 de outubro realiza-se em Fátima a Peregrinação Missionária nacional sob o lema Batizados e enviados: Todos, Tudo e Sempre em Missão. Será presidida pelo Cardeal-Patriarca D. Manuel Clemente, Presidente da Conferência Episcopal; em Fátima, porque Maria tem um lugar muito especial na missão da Igreja, ela que é Rainha das Missões, Estrela da Evangelização. A Missa será às 11 horas, antecedida pela recitação do Rosário às 10 horas. Nelas participam dioceses, paróquias, institutos de vida consagrada e movimentos eclesiais. Significativa será igualmente a presença dos grupos do Apostolado da Oração (Rede Mundial de Oração do Papa) que celebram a sua Peregrinação nacional.

Todas estas celebrações recordam-nos que viver e celebrar a Missão é um dinamismo permanente, por fazer parte essencial da vida cristã, da vida de toda a Igreja, que é mistério, comunhão e missão. O Santo Padre tem reiterado esta identidade fundamental: «eu sou missão», «a Igreja é missão», somos «discípulos missionários» e não «discípulos e missionários».

in http://www.conferenciaepiscopal.pt/v1/mes-missionario-extraordinario-comunicado-de-imprensa/

Segunda, 7 de Outubro de 2019