Objetivos, linhas de ação e referências para o ano pastoral 2019-2020

D. José Traquina Um Ano Pastoral para continuar em missão fazendo discernimento, com uma palavra inspiradora: ACOLHER.

OBJETIVOS, LINHAS DE AÇÃO E REFERÊNCIAS PARA O ANO PASTORAL 2019-2020

Objetivo principal: Uma Igreja que acolhe e faz discernimento dos ‘sinais dos tempos’ e da sua missão.

Objetivos específicos e Linhas de ação:

1. Reconhecer a iniciativa de Deus que nos constitui como Igreja diocesana.

Linha de ação: Promover o conhecimento da criação da Diocese.

2. Promover um melhor conhecimento da realidade humana e social de toda a área geográfica da Diocese que permita um discernimento dos desafios à missão pastoral.

Linha de ação: Desenvolver um processo de conhecimento da realidade social e eclesial das vigararias.

3. Acolher os “sinais dos tempos” que refletem a presença de Deus na sociedade e no mundo.

Linha de ação: Aprofundar a vocação dos leigos.

4. Reavaliar as opções pastorais de todas as dimensões da Igreja diocesana (paróquias, vigararias, secretariados, serviços e cúria diocesana).

Linha de ação: Cuidar da pastoral dos Batismos na Diocese, incluindo o catecumenado de adultos.

5. Promover formação sobre a vocação de todos os cristãos à santidade e o vasto campo de apostolado e missão dos cristãos leigos, na Igreja, na família e no mundo.

Linha de ação: Promover a catequese de adultos. Retomar a formação cristã de adultos em Escola Diocesana. Repropor a vocação e a formação de novos Diáconos Permanentes.

Sacramento do Batismo e a vocação dos leigos.

Um Santo

Santo Inácio de Loyola.